Metal Reunion Zine

Blogzine fundado em 2008. Reúne notícias referentes a bandas, artistas, eventos, produções, publicações virtuais e impressas, protestos, filmes/documentários, fotografia, artes plásticas e quadrinhos independentes/underground ligados de alguma forma a vertentes da cultura Rock'n'Roll e Heavy Metal do Brasil e também de alguns países que possuem parceiros de distribuição do selo Music Reunion Prod's and Distro e sua divisão Metal Reunion Records.



sexta-feira, 26 de julho de 2024

Navalha na Carne - Edição 41 - Democracia na Corda Bamba: Entre o Vômito da Ignorância e a Sarcástica Liberdade de Expressão

Hoje o texto é curtinho, ou melhor, o vômito é pouco.

Em um país onde a ignorância, inaptidão, estupidez e analfabetismo funcional muitas vezes são considerados virtudes, onde as redes sociais deram voz e empoderamento a uma grande manada de idiotas sem bases educacionais, éticas e desprovidos de caráter e valores básicos, ter argumentos e questionamentos coerentes pode causar problemas sérios ou até mesmo intervenções violentas que levem a ataques de sua integridade física, podendo levar até a morte. Poderia exemplificar no mínimo uns cem episódios que balizam essa minha afirmação apenas aqui no Brasil, mas aí o texto que é apenas um pensamento escrito quase em voz alta viraria uma sucessão de dedos apontados e confusão. Mas se você que está lendo tem um pouco de conhecimento e coerência para analisar o certo e o errado que permeiam o Brasil contemporâneo, com certeza deve lembrar de diversos episódios tristes e revoltantes.

Ah, que sorte a minha! Afinal, ainda vivemos em um país democrata, onde a minha liberdade de expressão e de pensamento não sofre intervenções do estado, de alguma ditadura militar ou pentecostal teocrática. Que alívio não estar em algum dos vários países do Oriente Médio que considerariam meus textos blasfêmia ou subversivos, podendo aplicar leis vigentes e me trancar em uma cela solitária na Sibéria. E ainda bem que a minha Internet de simples cidadão não é controlada por algum órgão do governo como na China ou Rússia, onde provavelmente seria mais fácil encontrar uma agulha no palheiro do que uma informação verdadeira. Ah, viva a democracia, onde posso escrever minhas opiniões sarcásticas e ainda ganhar algumas curtidas ou não, antes de ser bombardeado com memes de gatinhos ou mensagens enfurecidas de algum hater que levou o texto para o coração.

Mas é claro, não podemos esquecer que mesmo em meio a essa liberdade relativa, ainda enfrentamos ameaças veladas à nossa autonomia. Com a ascensão de discursos autoritários disfarçados de proteção à moral e aos bons costumes, somos constantemente desafiados a defender nossas liberdades individuais. E, veja só, até mesmo os algoritmos das redes sociais se tornaram juízes implacáveis, decidindo quais opiniões são ou não aceitáveis para a massa. Assim, enquanto brindamos à democracia, também é preciso manter um olhar crítico sobre as ameaças que espreitam nas sombras do nosso suposto progresso civilizacional.

Por Alexandre Chakal - Abril / 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário