A comunidade da música lançou uma iniciativa global nesta
quinta-feira (26 de Março de 2020), para ajudar lojas de discos independentes
durante a atual crise do Corona Vírus (COVID-19).
Com muitas dessas lojas passando por uma queda catastrófica
nas vendas ou já fechando as portas, existem temores de que algumas possam não
sobreviver se algo não for feito com urgência para estimular as vendas. Com
isso em mente, muitas empresas de música já se comprometeram a apoiar essa nova
campanha, chamada #LoveRecordStores.
As empresas estão coordenando ideias, recursos e mobilizando
os artistas que representam para gravar mensagens de apoio às lojas de discos
que podem ser usadas em todas as formas de mídia social.
Os músicos, artistas, atores e fãs de música de todo o mundo
estão sendo solicitados a filmar pequenos clipes de si mesmos falando, por
exemplo: o que as lojas independentes de discos significam para eles, onde está
sua loja favorita, quais discos e artistas essas lojas ajudaram eles a
descobrir e, o mais importante, incentivam seus fãs a continuar comprando
on-line com suas lojas favoritas sempre que possível.
Todos os amantes da música são convidados a participar. Tudo
o que eles precisam fazer é compartilhar uma postagem no Instagram ou no
Twitter usando a hashtag #LoveRecordStores e dizer o que as lojas de discos
independentes significaram para elas.
Jason Rackham, diretor administrativo da [PIAS], que lidera
a iniciativa #LoveRecordStores, disse: “As lojas de discos independentes
desempenham um papel fundamental no apoio e no desenvolvimento de artistas e
suas músicas há décadas, então agora é hora de as empresas de música e os
artistas que elas representam dar um passo adiante e devolver algo.
Precisamos apoiar essas pequenas empresas para sobreviver a
essa crise e, ao mesmo tempo, ainda podemos ter um papel importante em ajudá-las
a continuar apresentando seus clientes às novas músicas. Ao falar diretamente
com o público sobre a importância das lojas de discos e incentivar os fãs de
música a continuar comprando com eles on-line, os artistas podem ter um papel
importante ajudando a garantir a sobrevivência dessa parte vital de nossa
indústria.”
O fundador e presidente do Grupo Beggars, Martin Mills,
disse: “Comecei a vida em uma loja de discos. As lojas de discos são
incubadoras de boa música e para músicos. Nestes tempos incríveis, eles ainda
podem servir o que você precisa. Por isso, visite-os online, apadrinhe-os,
apoie-os e ajude-os a sobreviver. Precisamos deles do outro lado.”
Laura Kennedy, co-proprietária da Piccadilly Records em
Manchester (Reino Unido), disse: “A Piccadilly Records existe desde o final da
década de 1970 e, ao longo dos anos, enfrentamos muitos desafios, mas nada na
escala do que enfrentamos no momento. É com o coração pesado, portanto, que
fechamos nossas portas neste fim de semana e será difícil.
Nosso site e departamento de pedidos por correio continuarão
normalmente enquanto a loja estiver fechada. Todos temos tempos difíceis pela
frente, mas se todos permanecermos juntos, tenho certeza de que conseguiremos
superar. Seja gentil um com o outro e mantenha-se saudável.”
Paul Weller disse: “Eu estaria perdido sem minhas lojas de
discos favoritas; Rough Trade, Soul Jazz, Johns e todos os outros
independentes. Vamos manter todos eles funcionando nesse momento muito
estranho. A música eleva nossos espíritos e acalma nossas almas. Amor a todos.”
Fonte