Uma das
melhores bandas de grindcore do Brasil circula ali pelos
subúrbios/periferias interiores e centro do Rio de Janeiro e aos poucos
vai montando uma série de fatos e feitos relevantes em sua carreira.
A Deus Castiga leva a coisa descompromissada muito a sério! Anderson Ferracini é a voz que grita pelo (atualmente) trio barulhento e "papo reto". mas o que ele tem a dizer?
A Deus Castiga leva a coisa descompromissada muito a sério! Anderson Ferracini é a voz que grita pelo (atualmente) trio barulhento e "papo reto". mas o que ele tem a dizer?
Por Mauricio Porão
Metal Reunion Zine - Faz mais ou menos um ano que conversamos sobre o Deus Castiga! Podemos dizer que houve uma evolução no som ou a linha conceitual continua a mesma?
Anderson - Bom, é inevitável mudar uma coisa aqui e outra ali. O nosso novo
material que sairá em breve e vai deixar isso bem a mostra. Temos boa parte do cd com musicas mais rápidas e curtas e outras grandes e mais elaboradas. Mas a essência é o grind!
Metal Reunion Zine -
Quem está na banda agora e fale sobre a formação musical dos membros!
Sempre quiz saber algo a respeito quanto a uma banda de grindcore!
Anderson - A atual formação do Deuscastiga: Anderson Ferracini - Vocal /
Thiago Paiva - Bateria / Rafael Parra - Guitarra. Sobre formação musical, eu
(Anderson Ferracini) não tenho nenhuma.
Somente escrevo as letras e faço os
Somente escrevo as letras e faço os
gritos(risos). Já quanto ao Rafael e ao Thiago, eles sim estudam, da maneira deles, mas estudam e se dedicam.
Metal Reunion Zine - Das vezes que conversamos sobre musica informalmente, na Ceará, no finado Underground Cultural e afins, percebi que você não liga muito para influências básicas. Tipo: "Dead Kennedys tem sua importancia mas não me interesso em ouvir!" Acho isso bem personalizado! Mas então, o que faz a banda gozar nas audições ?
Anderson - Cara, falando por mim, não me prendo aos padrões! Tipo, não acho necessário o cara ser punk pra ouvir Ramones e nem ser Heavy Metal pra ouvir Iron Maiden. Eu acho que o cara tem que curtir o que esta fazendo/ouvindo e tentar passar isso pra galera.
O publico quer banda que faz um som bacana e um show mais bacana ainda. E se eu escuto ou não os pilares do rock, não faz diferença mesmo!
O publico quer banda que faz um som bacana e um show mais bacana ainda. E se eu escuto ou não os pilares do rock, não faz diferença mesmo!
Metal Reunion Zine - Mas consideram-se de alguma cena musical em si ou "somos o Deus Castiga e foda-se" !?!
Anderson - Cara! Querendo ou não, temos um estilo definido: tocamos uma
espécie de grindcore modernista por assim dizer. Somos do underground. Gravadora nenhuma entrou e nem acho que irá entrar em contato. Aparecer na TV aberta então, só se for pelo nome da banda e olhe lá! Mas se chamarem a gente pra tocar num show de grunge ou de heavy metal etc., toparemos de boa.
Metal Reunion Zine - Conhece aquele documentário American Underground , sobre a cena HC norte americana na primeira metade dos anos 80? Então, essa coisa de cena! Curto boa parte das bandas abordadas no documentário em si mas acho os depoimentos patéticos e contraditórios. Não serei hipócrita: acho o underground mundial de uma forma geral (com exeções é claro) repleto de "pau no cú debilóide"! Vai me mandar tomar no cu ou concorda? Fala alguma porra sobre isso!
Anderson - (risos) Cara, ainda não vi esse documentário, mas conhecendo você,sei que deve ter umas barbaridades nele. Eu acho que em todo grupo existem pessoas boas e ruins, com boas e más intensões. Algumas querendo aparecer e outras
lucrar em cima das outras. Logo aqui no Rio de Janeiro não poderia ser
diferente . Mas creio que a cena está melhorando, mas existe muita gente
babaca sim. Também passamos por alguns stresses (risos)!
Metal Reunion Zine - Até cruzar com uma piranha que fez falsas denuncias a meu respeito para a
policia já me deparei nesses meios! Otária, não conseguiu me foder
injustamente mas me deu muita dor de cabeça. Enfim, sou a favor da
porradaria HC até mesmo porque acho que tem gente que merece apanhar
mesmo. Já se meteram em muitas tretas por aí?
Anderson - Fiquei sabendo dessa treta aê.(risos) Da nossa parte como banda, já teve um episódio chato: fomos chamados pra tocar em dois eventos na mesma semana numadeterminada região da cidade. Em um deles, não teríamos condições de comparecer e no outro, tivemos que desmarcar. Daí que quando liguei para o organizador para desmarcar, o cara me xingou por telefone e disse que o Deus Castiga nunca mais tocaría no evento dele.
Metal Reunion Zine - Mandou tomar no cu não? Assim que eu faço com portas fechadas...mando enfiar a porta na olhota do cu! Mas por falar em shows: quais foram os mais importantes até agora?
Anderson - Cara! Fui educado com o idiota. Mas a vontade era de mandar tomar no cu mesmo. A gente toca de graça em determinados shows. Não cobramos nem a gasolina e a água que bebemos. E o cara se acha o dono do mundo. Bom, o top 10 foi o ultimo show do ano de 2012 quando tocamos no Clube Belém em Caxias no evento do Avel. Foi a roda mais insana e o publico mais receptivo de todos os tempos. Os shows no Metalica Pub em São Gonçalo também foram históricos. Os da Planet Music em Cascadura sempre
Anderson - Cara! Fui educado com o idiota. Mas a vontade era de mandar tomar no cu mesmo. A gente toca de graça em determinados shows. Não cobramos nem a gasolina e a água que bebemos. E o cara se acha o dono do mundo. Bom, o top 10 foi o ultimo show do ano de 2012 quando tocamos no Clube Belém em Caxias no evento do Avel. Foi a roda mais insana e o publico mais receptivo de todos os tempos. Os shows no Metalica Pub em São Gonçalo também foram históricos. Os da Planet Music em Cascadura sempre
são bons. Mas o melhor evento da minha vida foi o show que ajudamos a organizar lá na Planet Music com o Cripple Bastards da Itália. Esse foi o ponto alto!
Metal Reunion Zine - Putz, lembro desse show! Agora sim você pode me mandar tomar no cu: naquele domingo tinha Anthrax na Fundição Progresso teoricamente no mesmo horário e optei pelo clássico do Big Foda!
Anderson - (risos) É uma questão de gosto mesmo. Mas te digo: perdeu um dos melhores shows de Hardcore/Grindcore dos ultimos tempos!!! E ainda dava pra ter colado no Anthrax como muitos fizeram, pois a gente sabia desse evento ae e a data dos Italianos não tinha como mudar mesmo. Então fizemos meio que uma matinê grind!
Metal Reunion Zine - É,
dei molinho! Sou um Zé Buceta mesmo! Mas mudando de assunto: e quanto
àquela ideia de utilizar as letras do antigo baixista num disco
conceitual foi posta em prática ou ainda sera?
Anderson - A
gente usou uma letra sim e a temática de algumas outras está dentro do
contexto. No entanto foram letras criadas por mim com a ideia que o cara
tem do mundo e das coisas que acontecem com ele. Só lendo para
entender. (risos)
Metal Reunion Zine - Mas vocês continuam em contato?
Anderson - Bom, ele precisou sair da banda e perdemos um pouco o contato. Assunto um pouco delicado. Mas não foi briga nem nada... somos amigos ainda!!
Metal Reunion Zine - O que o Deus castiga lançou até então e o que está preparado para o decorrer do ano?
Anderson - Nós temos o nosso EP I'm Alive Fucking Dead que você confere na integra na nossa pagina http://www.deuscastiga.com" . Tem uma versão de
uma musica do JAKA (Japanishe Kampeospheare) que foi lançada em vinil na Europa num tributo à banda. Logo menos sairá o nosso CD When Paranoia Comes.
Metal Reunion Zine - Fala mais sobre 'When Paranoia Comes' por favor.
Anderson - Então... esse é o CD que trará a temática lançada pelo nosso antigo baixista com a musica Need to Be Victim. Serão dez músicas e 90% delas nessa vibe ae. Já estamos em processo de mixagem de algumas musicas e falta gravar alguns backing vocals com participações de alguns amigos que fazem parte da história da banda.
Metal Reunion Zine - Tem muita banda grind no Rio não? Rola um intercambio?
Anderson -Temos bandas muito boas e amigas aqui: Baga, Orror são exemplos de bandas que estão sempre chamando a gente pra tocar e dividir o palco com a gente. Tem a Visceral
Leishmaniose que conheci o som há pouco tempo e são excelentes. E o
intercambio é esse mesmo, de uma banda lembrar da outra na hora em que chamam pra tocar. As vezes o cast do evento não está completo e o produtor pergunta se tem alguma banda amiga para indicar. Essa galera citada e muitas outras bandas
ajudam a gente nesse sentido. Nem sempre são bandas de grind. Por
exemplo, tem o pessoal da Join the Dance que faz um hardcore melódico.
Acho que a nossa forma de intercambio é baseada na nossa amizade com a
galera de tudo quanto é estilo.
Metal Reunion Zine - Ok perfeito! Manda um grande FODA-SE de saudações pro mundo então!
Anderson - Então, o foda-se vai para os fanáticos de todos os tipos, religiosos e ateus, por futebol, por figurinha (risos)etc. Para as pessoas que só sabem criticar e não fazem nada para melhorar alguma coisa. Para os corruptos de todos os tipos, políticos, policiais, professores, operários... Para toda essa corja ae: pau no cu e soco nas costas.
Metal Reunion Zine - Ah sim, só mais uma coisinha: você curte os Bad Brains?
Anderson - É o que eu te falei: conheço um pouco. Gosto muito da energia do vocalista. Mas não me apego(risos)!
Metal Reunion Zine- Porra, tenho escutado direto! Mas foda-se, acabou a entrevista!
CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS ENTREVISTAS
PUBLICADAS NO METAL REUNION ZINE OU
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
Screams Of Hate: Renovação da cena e união do underground
GRAVE DESECRATOR - Transpirando e conspirando a verdadeira maldade!http://metalreunionzine.blogspot.com.br/2013/04/grave-desecrator-transpirando-e.html
Left Hand: Thrash na cabeça!
REVENGE - "Speed Metal nervoso que vem da Colombia!"
Suicidal Angels: Agressividade que vem da Grécia para devastar o Brasil
MALLEUS - Simplesmente Black Metal
Savant: Resistência pelo Thrash Metal
APOKALYPTIC RAIDS e Metal Underground por Leon Mansur
HELLSAKURA - SP
SODAMNED – DEATH METAL SEM FRESCURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário