Livro: Where Eagles Dare - Iron Maiden nos anos 80
Autor: Martin Popoff
1ª Edição: Fevereiro de 2020
Editora: Denfire
Após alguns anos que catei esse livro, decidi reler essa obra relançada pela Denfire. Reafirmo aqui sua qualidade impar.
A editora do meu camarada Denis, sempre acertando ao trazer livros sobre ícones do Heavy Metal, fez um excelente trabalho com este livro, que se destaca na minha pequena coleção de títulos lançados pela editora.
O livro do jornalista headbanger Martin Popoff, se diferencia de outras biografias sobre a banda, muitas das quais falham em profundidade. "Where Eagles Dare' mergulha na década de 80, a fase de ouro do Iron, com uma análise meticulosa dos álbuns, desde o clássico "Iron Maiden" até o icônico "Seventh Son of a Seventh Son. Ao invés de se perder em histórias de bastidores, Popoff se concentra no que realmente importa: a música.
A tradução impecável de Paulo Gonçalves, combinada com a qualidade gráfica da edição, eleva ainda mais o valor dessa obra para o leitor brasileiro. O livro explora também registros raros como The Soundhouse Tapes, Maiden Japan e Live After Death, além dos lados B de vários singles, trazendo um contexto único para cada canção.
Popoff vai além ao criticar certos clichês criativos e questionar o status intocável de algumas músicas e álbuns, contextualizando a banda dentro da cena musical da época e comparando sua trajetória com o Glam e o Thrash Metal oitentista.
"Where Eagles Dare" não é apenas uma biografia, é um convite à reflexão sobre a trajetória da lenda viva Iron Maiden, perfeito para discussões agregadoras e também, aquelas conversas de boteco que rolam antes dos shows. É uma obra que todo fã da Donzela de Ferro deve ter em sua coleção, e que deixa a expectativa para as continuações sobre os anos 90 e 2000. Seria muito legal a Denfire relançar esses por aqui.
O livro teve uma segunda edição lançada por aqui. Acredito que ainda esteja disponível com a @editoradenfire
Resenha por Alexandre Chakal - Fevereiro de 2025
Originalmente publicada na página EM CARNE VIVA E CRUA.
Fonte
Metal Reunion Books & Zines
Nenhum comentário:
Postar um comentário