"HIT THE LIGHTS: O Nascimento do Thrash"
Autor: Martin Popoff
Lançamento Brasil: Maio 2019
Editora: Denfire
Mais um escrito do jornalista Martin Popoff, atualmente uma das figuras mais respeitadas no universo do Rock e Metal. Faz um tempo que peguei com a Denfire, editora responsável pelo relançamento no Brasil.
O livro de 200 páginas é um relato envolvente sobre os primórdios desse subgênero que mudou para sempre a música pesada no planeta. A obra traça uma linha do tempo detalhada desde os anos 70 até 1983, ano do lançamento do icônico Kill 'Em All, do Metallica.
Por meio de entrevistas e relatos de músicos, produtores, fanzineiros e lojistas, Popoff reconstrói o cenário que possibilitou o surgimento do Thrash Metal, uma sonoridade agressiva e veloz, fruto da fusão entre o peso do Heavy Metal e a atitude crua e contestadora do Hardcore/Punk.
O livro adota um estilo narrativo dinâmico, onde a história é contada diretamente por aqueles que a viveram. O leitor acompanha a evolução do gênero por meio de depoimentos de integrantes de bandas fundamentais como Metallica, Megadeth, Slayer, Anthrax, Exodus e Testament, além de figuras essenciais da cena underground da época.
Detalhes muito interessantes são revelados, como a rivalidade entre Dave Mustaine e o Metallica, os primórdios do Slayer utilizando maquiagem e os bastidores do intercâmbio de fitas demo entre fãs, músicos e zineiros.
Além de focar no cenário norte-americano, a obra amplia seu espectro, mencionando a influência de bandas europeias como Kreator e Running Wild, além dos brasileiros do Stress. Também há espaço para explorar a relação do Thrash com o Glam Metal, destacando a presença relevante do Mötley Crüe nesse contexto.
Enfim, o material com um conteúdo rico em imagens e informações, transporta o leitor para aquele momento histórico. HIT THE LIGHTS é uma leitura essencial para fãs veteranos e novos admiradores que desejam compreender como um grupo de jovens inconformados revolucionou a cena musical, dando origem a um dos estilos mais impactantes do metal.
A segunda edição foi lançada em outubro de 2024 e está disponível pela Editora Denfire.
Resenha por Alexandre Chakal em Fevereiro de 2025.
Originalmente publicada na página EM CARNE VIVA E CRUA.
https://www.instagram.com/p/DGku-L7RCY3/?igsh=MzQwc3AxYnhwaHh4
Fonte
Metal Reunion Books & Zines
Nenhum comentário:
Postar um comentário