A banda piauiense de Hardcore Volta da Jurema, que vem conquistando cada vez mais notoriedade e espaço no cenário nacional, nunca escondeu sua gratidão e respeito por aqueles que abriram caminho na cena: seus ídolos, referências e influências. Por isso, lançou hoje um single totalmente inédito em tributo a uma das bandas mais importantes e influentes do Skate Punk Hardcore brasileiro: "Skate Gralha", da banda do ABC paulista Grinders (@grinders_skatepunx), lançada originalmente no álbum "SkatePunkMusic", de 1987.
Artur Fontenelle, baixista da Volta da Jurema, comentou: "Grinders, Ratos de Porão, Lixomania, Cólera e outras bandas foram fundamentais para que pudéssemos existir. O Grinders, até hoje, é uma das bandas mais importantes da cena e merece toda nossa admiração e respeito. 'Skate Gralha' é um hino entre skatistas e fãs de punk/hardcore, capturando a essência do movimento e transmitindo uma mensagem de autenticidade e resistência. Nossa versão traz um toque pessoal com uma parte de letra autoral, deixando a homenagem ainda mais nossa cara e conectando-se à proposta do som."
A sonoridade de "Skate Gralha" combinava a velocidade do punk com elementos do hardcore, criando um som agressivo e melódico que dialogava diretamente com a cena underground e os skatistas da época de seu lançamento. "Sem sombra de dúvidas, tanto essa música como a banda influenciaram gerações de músicos e skatistas no final da década de 80 em diante", continuou o vocalista Felipe Barbosa, também grande fã da prática do skate.
Ronaldo 'Pobreza', ex-baixista, atual vocalista e único membro original do Grinders comentou sobre a versão da Volta da Jurema:
"Achei sensacional! Sou imensamente grato! Não somos pop, muito menos 'mainstream', e ver nossa música e nosso nome alcançando outros cantos do Brasil e do mundo, seja pela música ou pelo skate, mesmo após tantos anos, é extremamente gratificante. Saber que, até hoje, o Grinders é relevante para um estilo e uma cena é uma grande homenagem. Pura emoção, amor e gratidão pela banda!"
Ainda na esfera de homenagens, a Volta da Jurema foi convidada a participar de três tributos: um ao Inocentes, um ao Cólera e outro ao Ratos de Porão. Os convites para os tributos ao Inocentes e ao Cólera vieram por meio de Ricardo Drago, da Rádio Mutante, que também é produtor do Gritando HC. Já para o tributo ao Ratos de Porão, a banda recebeu o convite diretamente de Jão (guitarrista do RDP) para participar do "Ratomaniax II", o segundo tributo oficial à banda."
Conhecida por sua sonoridade vibrante e agressiva, que mistura Hardcore, Punk Rock, Crossover e Metal em uma pegada autoral vigorosa, melódica e cheia de atitude, a Volta da Jurema se destaca por suas letras em português, que exploram divergências de pensamentos, crenças, valores, questões sociais, saúde mental e a polarização política em um mundo em constante conflito. Sempre mantendo a essência combativa dos temas do Punk e Hardcore, a banda, agora como um quinteto, é formada por Felipe Barbosa (vocal), Artur Fontenelle (baixo), Murilo Guerra (guitarra), Tiago Santos (guitarra) e Fábio Nasc (bateria).
A banda segue divulgando seu EP de estreia "Em Paz", de 2024, realizando vários shows pela região e, em breve, pretende passar por outras cidades e estados brasileiros, disseminando seu Hardcore/Punk Rock nordestino pelos quatro cantos do país.
Musicalmente, o EP - recheado de participações especiais - se inspira em bandas que transitam entre o Hardcore americano e o punk rock dos anos 90, como NOFX, Descendents, Bad Religion e Pennywise, além de influências brasileiras como Lobotomia, Ratos de Porão, Garage Fuzz, Dead Fish e o próprio Grinders.
Se você busca uma banda cheia de atitude e energia, engajada em questionar desigualdades, combater preconceitos e expor mentiras, não apenas no cenário musical nordestino, mas em todo o Brasil, a Volta da Jurema é a escolha certa!
Siga a Volta da Jurema nas redes em @voltadajurema
Fonte
Assessoria de Imprensa: JZ Press (@jzpressassessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário