Autor: Edgar Franco (Ciberpaje)
Lançamento: Maio/2021
Editora: Merda na Mão
O pós-doutor e professor de artes visuais transmídia Edgar Franco, conhecido como Ciberpajé, é também um mago psiconauta que, em suas obras, propaga o pós-humanismo. Essa temática está presente na descrição de seus trabalhos, sejam livros com aforismos poéticos ou HQs que trazem personagens mesclando características celestiais com seu traço inconfundível, já uma marca registrada do autor. Suas figuras se entrelaçam com elementos humanos e as forças da natureza, criando uma estética única e impactante.
Além disso, Edgar é poeta e musicista, unindo performances e musicalidade em seu projeto musical Posthuman Tantra. Apesar de seu talento multifacetado, é uma pessoa simples e acessível, que tive a honra de conhecer pessoalmente em 2024. No entanto, nossas trocas de ideias, contatos e parcerias virtuais já acontecem desde 2008. Inclusive, a capa da versão em cassete de um álbum, assim como de um single digital da minha antiga banda, foi "riscada" pelo Ciberpajé.
Possuo alguns livros e HQs do autor, bem como discos de seu projeto musical. Mas hoje a bola da vez para a resenha é a HQ Renovaceno, lançada pela Editora Merda na Mão.
Nesta obra, o artista transdisciplinar, une técnicas tradicionais e inteligência artificial para explorar questões filosóficas e éticas da era pós-humanista. A narrativa provoca reflexões sobre a interação entre humanos, tecnologia e o planeta, abordando temas como amor, reprodução, redes sociais e sustentabilidade. Com um estilo que convida à introspecção e à crítica, Renovaceno incentiva o leitor a pensar sobre o impacto de suas ações no mundo e a possibilidade de transcendência em meio às complexidades contemporâneas.
A HQ traz um prefácio do Dr. Octavio Aragão (UFRJ) e posfácios da Dra. Danielle Barros (UFSB) e do Dr. Gazy Andraus (UFG).
Confira abaixo dois recortes de páginas da HQ Renovaceno
Para adquiri-la, basta entrar em contato pelo e-mail da editora: editoramerdanamao@gmail.com.
Resenha por Alexandre Chakal em Janeiro de 2025.
Originalmente publicada na página EM CARNE VIVA E CRUA.
Fonte
Metal Reunion Books & Zines
Nenhum comentário:
Postar um comentário