Metal Reunion Zine

Blogzine fundado em 2008. Reúne notícias referentes a bandas, artistas, eventos, produções, publicações virtuais e impressas, protestos, filmes/documentários, fotografia, artes plásticas e quadrinhos independentes/underground ligados de alguma forma a vertentes da cultura Rock'n'Roll e Heavy Metal do Brasil e também de alguns países que possuem parceiros de distribuição do selo Music Reunion Prod's and Distro e sua divisão Metal Reunion Records.



terça-feira, 21 de janeiro de 2025

"Como Não Ser um Babaca - Guia de etiqueta para o cotidiano " - Resenha Livro

Livro: Como Não Ser um Babaca – Guia de Etiqueta para o Cotidiano
Autora: Meghan Doherty
Lançamento: Junho/ 2015
Editora: Intrínseca

Tá aí um livro que comprei pelo título e achei bem interessante ser capa dura. Na ocasião que adquiri, minha filha era pré-adolescente, e eu, mesmo vivendo em meio a culturas que os mais jovens curtem, estava tendo certa dificuldade em entender alguns valores atualizados e presentes nos diálogos com ela.

Como Não Ser um Babaca – Guia de Etiqueta para o Cotidiano é uma leitura que diverte e educa na mesma medida. O livro com 192 páginas repletas de exemplos do dia a dia, aborda com leveza e muito humor as pequenas (e grandes) mancadas que cometemos, muitas vezes sem perceber, e que podem nos fazer cair na categoria de "babaca".
A obra é um verdadeiro guia de convivência em sociedade.

Com uma linguagem descontraída, Meghan explora situações que todos já enfrentaram ou presenciaram. Eu incluiria coisas como: o sujeito que desrespeita a religião alheia tentando impor a sua com argumentos válidos apenas para ele mesmo, a pessoa que ignora a fila do banco, o estudante que entra com a mochila nas costas em um transporte coletivo lotado..A autora disseca várias coisas e  até mesmo gafes aparentemente inofensivas, como criticar a música preferida de alguém sem saber. O mais interessante é que, ao longo do livro, o leitor é convidado a refletir não apenas sobre o comportamento dos outros, mas também sobre o dele próprio. Afinal, quem nunca teve um momento de desatenção, deslize ou agiu como um grande babaca mesmo?
Meghan utiliza ilustrações engraçadas e um tom leve para abordar questões cotidianas, tornando a leitura divertida e educativa. Os cenários apresentados – trânsito, relacionamentos e interações online – fazem com que o conteúdo seja atual e relevante.

No fim, o livro é uma conversa despretensiosa sobre como podemos melhorar o convívio diário em qualquer ambiente, levando-nos a refletir sobre nossos próprios hábitos e atitudes. Afinal, quem não gostaria de viver em um mundo com menos "babacas"?

Resenha por Alexandre Chakal, janeiro de 2025

Originalmente publicada na página EM CARNE VIVA E CRUA.

Fonte Metal Reunion Books &Zines 

Nenhum comentário:

Postar um comentário