Metal Reunion Zine

Blogzine fundado em 2008. Reúne notícias referentes a bandas, artistas, eventos, produções, publicações virtuais e impressas, protestos, filmes/documentários, fotografia, artes plásticas e quadrinhos independentes/underground ligados de alguma forma a vertentes da cultura Rock'n'Roll e Heavy Metal do Brasil e também de alguns países que possuem parceiros de distribuição do selo Music Reunion Prod's and Distro e sua divisão Metal Reunion Records.



quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

"Uivos Do Lobo Selvagem" (2024) - Edgar Franco "Ciberpajé" - Resenha HQ

HQ: Uivos do Lobo Selvagem
Autor: Edgar Franco (Ciberpajé)
Lançamento: 2024
Editora: independente 

Recebi meu exemplar desta HQ autografada pelo mestre Ciberpajé no dia em que tivemos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente em São Paulo, durante o lançamento de seu livro "Os Aforismos do Ciberpajé". 
A foto postada, registra a ocasião e guarda a memória desse encontro muito especial.
A HQ "Uivos do Lobo Selvagem", é uma obra curta, mas poderosa, que explora a figura do Lobo, totem mágico do Ciberpajé. Trata-se de uma história objetiva, mas que aborda valores profundos como resiliência, união e lealdade, tanto no âmbito da vida e do amor quanto na relação com a matilha. Edgar Franco, com seu traço único e já característico, privilegia as ilustrações, que ocupam as páginas de forma expressiva. Essas imagens são acompanhadas por aforismos poéticos que enriquecem a experiência do leitor, conectando-o ao significado das cenas e promovendo reflexões sobre as mensagens transmitidas.

Posteriormente, em uma conversa com o autor, descobri que essa HQ foi concebida como um material promocional, oferecido como brinde aos colaboradores da campanha de financiamento coletivo do álbum Licanarquia, criado em parceria com Toninho Lima. Com o sucesso da campanha, que quase dobrou a meta, foi possível editar Uivos do Lobo Selvagem com a qualidade desejada. A tiragem, no entanto, foi pequena, e os exemplares, enviados majoritariamente aos 265 apoiadores da campanha, tornaram-se itens raros e de colecionador. Assim, ter recebido um desses poucos exemplares não distribuídos ao público geral é um privilégio único.

Essa obra, descrita pelo autor como um "grimoire mágicko", é repleta de HQforismos que celebram a essência do totem Lobo. Apesar de não ter sido lançada oficialmente nem amplamente divulgada, carrega um significado especial para os que tiveram acesso a ela.

Oitro ponto, o miolo da obra foi publicado em P&B, mas originalmente ele foi concebido colorido, então o autor me enviou um dos HQforismos na versão original em cores! Confira.
Essa é a unica resenha que a obra recebeu até aqui.

Resenha por Alexandre Chakal em Janeiro de 2025.

Originalmente publicada na página EM CARNE VIVA E CRUA.

Fonte
Metal Reunion Books & Zines 

Nenhum comentário:

Postar um comentário