Metal Reunion Zine

Blogzine fundado em 2008. Reúne notícias referentes a bandas, artistas, eventos, produções, publicações virtuais e impressas, protestos, filmes/documentários, fotografia, artes plásticas e quadrinhos independentes/underground ligados de alguma forma a vertentes da cultura Rock'n'Roll e Heavy Metal do Brasil e também de alguns países que possuem parceiros de distribuição do selo Music Reunion Prod's and Distro e sua divisão Metal Reunion Records.



segunda-feira, 21 de março de 2016

10 documentários de ocultismo, bruxaria e satanismo

Atualmente, o cinema está bem maduro com filmes com temas ocultos. Talvez, o exemplo de sucesso mais recente seja “The Wich”, de Robert Eggers.
Durante o fim de semana de abertura, o filme estava no topo das bilheterias e, desde então, tornou-se o longa-metragem mais bem sucedido de todos os tempos tendo como protagonista, uma cabra.
Brincadeiras à parte, a popularidade das bruxas tem gerado um interesse público em feitiçaria, satanismo e ocultismo. Se você é uma destas pessoas, que tem sentido uma atração por estes tipos de filme, eis aqui uma lista de 10 documentários que exploram temas ocultos, incluindo feitiçaria e satanismo.
1. Häxan: Witchcraft Trough the Ages (1922)
O filme de 1922 de Benjamin Christensen começou sua história com um estudo documental de um guia so século XV para inquisidores e a histeria em tono da caça às bruxas. Cenas dramáticas de interrogatórios, cerimônias Sabbath e outras diabruras mudam o tom de Häxan para um território de horror sobrenatural.
2. The Power of The With (1971)
Um documentário extremamente raro sobre a Bruxaria foi ao ar no Reino Unido em 1971. A maioria do tempo do filme contém cenas muito raras, além de incluir um momento que faz referência ao famoso caso de assassinato não solucionado de Charlos Walton, no Meon Hill. Muitos acreditam que Walton foi morto como parte de um sacrifício de sangue durante um ritual pagão. Ele foi morto no Dia da Candelária (ou Imbolc), que é um Sabbat de purificação.
3. Legend of the Witches (1969)
As origens históricas da bruxaria em lua de adoração, a lenda da criação das bruxas modernas na iniciação dos ritos com pássaros e animais, e investigações sobre a eficácia da feitiçaria e da percepção extrasensorial para predizer o futuro.
4. The Burning Times (1990)
The Burning Times é parte do National Film Board of Canada´s Women e da série “Spirituality” dirigido por Donna Read e escrito por Ema Buffie. O filme apresenta um relato feminista dos julgamentos europeus às bruxas, ocorrido entre os séculos XV e XVII, bem como entrevistas com especialistas, como a sacerdotisa Wicca.
5. Witchcraft ´70 (1970)
Witchcraft ´70 (edição britânica conhecida como “The Satanists”), destaca-se como um excelente exemplo do subgênero mondo – um cruzamento entre um filme de exploração e um pseudo-documentário que analisa temas e tabus de culturas estrangeiras. Testemunhos de rituais de vodu, orgia de bruxas e a esquisitice pagã. Esta versão está em italiano, mas você pode ativar a legenda em português.
6. Satanism and Witchcraft (1986)
Esta produção dos anos 80 apresenta entrevistas com algumas figuras da divisão como Paul Douglas Valentine, o fundador da Igreja da Liberação Satânica, e os demoniologistas Ed e Lorraine Warren.
7. Aleister Crowley: The Wickedest Man in the World (2002)
A narrativa deste documentário mestre sobre Aleister Crowley, fundador e profeta da doutrina Thelema, que apelidara a própria mãe de “a besta”, foi descrito como “mago negro”, “diabo de drogas”, “viciado em sexo” e “traidor do povo britânico”.  Neste documentário da BBC de 4 partes, inclui entrevistas com figuras como Gavin Baddeley, autor e reverendo ordenado da “Igreja de Satã”.
8. Secrets of the Occult (2007)
Secrets os the Occult explora o mundo oculto dos magos antigos e modernos que praticam seus ritos com cientistas de ponta que tentam explicar suas afirmações misteriosas. Este programa destaca os avanços que foram alcançados pelos magos inovadores que desafiaram realidades como as de Newton, Carl Jung e Einstein. As reivindicações dos magos ocultos são colocadas no microscópio para revelar a interface fascinante entre antigas crenças egípcias e gregas para descobertas modernas da mente e do mundo físico.
9. The Occult Experience (1985)
A vida e a obra do artista e ocultista australiano Rosaleen Norton, é o maior destaque deste documentário de 1985, que também apresenta uma entrevista com o criador do Templo de Set, Michael Aquino, o artista H.R. Giger em ação, e mais. Em 1985, o filme ganhou prêmio no International Film and Television Festival, em Nova York.
 10. Rasputin: The Devil in the Flesh (2002)
Recentemente, foi anunciado que Robert Eggers, diretor de “The Witch”, irá escrever e dirigir uma minissérie de seis a oito capítulos sobre o místico russo Grigori Rasputin. Uma ótima hora para assistir a este retrato negro da jornada espiritual de Rasputin com uma reconstrução assustadora à la American Horror Story.
Fonte AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário