Centro Cultural da Juventude de São Paulo – Ruth Cardoso
Biblioteca - Centro Cultural da Juventude - A/C. Dolores
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Apresenta:
Programa Formação em HQ e Zines
A importância desse projeto está em discutir, ampliar e levar ao público geral e especialmente aos educadores uma discussão e formação (através de debates , palestras e mini-cursos) da cultura das histórias em quadrinhos e fanzines (de abril de 2011 até maio e junho e julho - set/out)
Curadoria:
Gazy Andraus (gazya@yahoo.com.br; http://tesegazy.blogspot.com/)
Tels: 13-34685944; 13-81165583
Prof. da FIG-UNIMESP; Doutor em Ciências da Comunicação, pela ECA-USP, (premiado com a melhor tese de 2006 pelo HQ-MIX-2007), mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, pesquisador do Observatório de HQ da USP e do INTERESPE – Interdisciplinaridade e Espiritualidade, editor e autor independente de histórias em quadrinhos adultas de temática fantástico-filosófica (co-fundador da Matrix, vencedora como melhor Fanzine e Troféu HQ-MIX, na 1ª Bienal Internacional de HQ, no Rio de Janeiro/RJ e em São Paulo/SP, em 1991).
A importância na Formação em HQ e Zines
Para releases:
As histórias em quadrinhos e fanzines são especialmente revistas de conteúdo para os jovens. Porém, desde que foram desvalorizados em décadas passadas, há uma inversão salutar na atualidade: professores jovens que cresceram com menos obstáculos aos quadrinhos estão sendo os educadores da atualidade, e podem, graças aos quadrinhos adquiridos pelos projetos dos governos federais e estaduais, utilizar as Histórias em Quadrinhos (HQ) e Fanzines (ou zines) em casa e nas escolas, formando novos leitores mais conscientes da importância de entretenimento e de informação que as HQ e os zines podem trazer incluindo neles a interdisciplinaridade tão em voga. Além disso podem travar um diálogo mais profícuo com os jovens (e até com as gerações mais velhas que ainda lecionam e convivem), resplandecendo novos rumos de interação entre o público e os quadrinhos em geral, de uma maneira muito mais salutar à mente neuroplástica!
Este evento do CCJ Ruth Cardoso de São Paulo, que ora foca os jovens adultos, têm como premissa nesse novo evento de formação de HQ e Zines (para todos, incluindo aos educadores, obviamente) suprir uma lacuna de maneira pioneira, já que atualiza um decurso durante esse ano de 2011 trazendo aos jovens debates, palestras e minicursos oferecidos por autores e pesquisadores renomados de ambas as áreas, que integram HQ, fanzines, entretenimento e conhecimento!
Venha, entre, “folheie” e se transforme com a riqueza imagético-textual dos zines e quadrinhos, expressões maravilhosas de entretenimento e informação universais do estado da arte humana!
Resumo:
Esse evento acontece com atividades entre março a setembro de 2011 com palestras, minicursos e mesas-redondas no CCJ Ruth Cardoso trazendo convidados reconhecidos tanto artística como didaticamente na área das histórias em quadrinhos (HQ) e fanzines (ou simplesmente zines). Esse projeto é destinado ao público geral e especialmente aos professores das escolas públicas, já que abordará o universo artístico, comunicacional e educativo das HQ e zines, discutindo e atualizando essas linguagens num momento em que ambas gozam de maior valorização por parte do sistema educacional e pelas mídias.
Introdução e justificativa
Esse Evento Programa de Formação em HQ (Histórias em Quadrinhos) e Zines (fanzines) que ora integra atividades como oficinas, palestras e mesas-redondas profissionais da área vai fazer um movimento importante ao CCJ Ruth Cardoso neste ano de 2011.
Convidado pela segunda vez pela Dolores Biruel como curador para organizar esse evento (a 1ª. vez foi em 2009), aceitei de pronto, pois a área dos quadrinhos e zines tem se expandido no Brasil, tanto na área de entretenimento, como na educação.
De 2000 para cá, o que era praticamente inviável foi se tornando realizável: os quadrinhos até então subvalorizados, já que pouco se discutia acerca de seu potencial, foram sendo elevados a outro patamar devido a trabalhos teóricos como tccs, dissertações de mestrado e teses de doutorado, muito graças aos impulsos de núcleos de pesquisa como o “Observatório de Quadrinhos” (antigo NPHQ) da ECA-USP coordenado pelo Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, e outros, que assentaram o local correto para a Nona Arte demonstrando seu valor real, tanto às artes como no ensino.
Hoje, o governo federal e prefeituras como a de São Paulo buscam incentivar a utilização das HQ e zines em salas de aula comprando álbuns de quadrinhos e redirecionando-os às salas de leitura das escolas. E muitas dessas escolas entendem que precisam melhorar e modificar suas metodologias arcaicas. Projetos como o PROVE – Projeto de Valorização do educador e Melhoria da Qualidade de Ensino, montado há mais de uma década como uma experiência em uma série de escolas municipais de São Paulo para melhorar a relação aluno/professor, trazem cursos que se estendem durante um ano, para os professores, indo da alfabetização, arte, astronomia e...quadrinhos!
Aliado a isso, expandem-se Gibitecas como a própria HQteca Jayme Cortez no CCJ Ruth Cardoso e fanzinotecas, como a “Mutação” do Rio Grande do Sul e a de Santos.
Aliás, os fanzines (do inglês: fan+magazine, que significa revista amadora feita por fãs de variados temas, como ficção científica, quadrinhos, rock, política, consciência, ativismo etc), começam a ser usados não só em escolas, mas em faculdades e até em mestrados de pedagogia (como os “Biograficzines”, projeto criado pelo Prof. Pós-Dr. Elydio dos Santos Neto pela Unimetodista).
Agora é o momento da expansão e de chegar em outros locais, como o próprio CCJ que já vem trabalhando com quadrinhos há anos. Porém, este novo evento tem duas particularidades:
1- Aproxima as HQ e zines à comunidade e os jovens da região do CCJ e São Paulo em geral, promovendo uma interatividade;
2- e amplia empregando não só palestras, workshops e mesas-redondas para tal público, como para o de professores que precisam reconhecer as HQ e os fanzines, não só para possibilitar-lhes um diálogo mais profícuo com seu alunado, bem como aprender a usar os álbuns de quadrinhos que são adquiridos às suas escolas.
Porém, há um motivo principal e mais feral, embora não facilmente detecatdo: ao se depararem com essas artes, as pessoas têm a chance de expandir sua mente neuroplástica. Isso porque as histórias em quadrinhos unem desenhos seqüenciados com textos, sendo que a arte desenhada incide mais no hemisfério cerebral direito enquanto que os textos lineares fonéticos mais nas áreas do esquerco, o que amplia sobremaneira a inteligência sistêmica. Com os progressos científicos da atualidade, graças aos computadores e à geração de fotografias do cérebro em atividade no tempo real, sabe-se que as imagens (desenhos, arte em geral) propiciam uma ativação do lado direito cerebral – que é atinente à criatividade, intuição, enquanto que a escrita fonética linear atua no esquerdo, que é racional e linear.
Para que haja um equilíbrio mental, diferentemente do que era tido antes na educação, não bastam os exercícios cartesianos e a lógica racoional, mas deve-se unir a isso as artes, a música, o desenho, amplificando a inteligência para além do que os conteúdos escolares criam como suficientes (eis porque são falhos e afugentam os alunos).
Os quadrinhos (e os fanzines pela sua variedade de temas e formatos), como quaisquer outras expressões de arte, propiciam isso.
Sendo assim, o evento que o CCJ Ruth Cardoso ora traz, é de suma importância e num momento mais do que oportuno.
Metodologia:
Serão dadas palestras, workshops e mesas-redondas, contemplando profissionais da área de quadrinhos e fanzines, muitos também vinculados à academia como universidades, em interação com o público nas dependências do CCJ Ruth Cardoso.
Cronograma
De março a novembro, sendo que haverá ao final uma especial interação e conclusão em outubro com a Programação Cultural promovida pela Divisão de Planejamento da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, visando o estímulo e desenvolvimento de ações de promoção da leitura, difusão e formação cultural, com mas varias oficinas, especialmente a do Projeto “Fanzines nas zonas de Sampa”.
Fonte
NFL COMICS
nflcomics@hotmail.com
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