Metal Reunion Zine

Blogzine fundado em 2008. Reúne notícias referentes a bandas, artistas, eventos, produções, publicações virtuais e impressas, protestos, filmes/documentários, fotografia, artes plásticas e quadrinhos independentes/underground ligados de alguma forma a vertentes da cultura Rock'n'Roll e Heavy Metal do Brasil e também de alguns países que possuem parceiros de distribuição do selo Music Reunion Prod's and Distro e sua divisão Metal Reunion Records.



quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

"Aurora das Aberrações" (2020)- Vinicius Canabarro - Resenha Livro


Livro: Aurora das Aberrações
Autor: Vinícius Canabarro
Lançamento: Junho/202
Editora: Hell Music


Vinícius Canabarro é uma figura que conheço pessoalmente e possui uma capacidade ímpar na sua escrita. É um cara extremamente talentoso no que se propõe a fazer: distopias. Falo no plural, pois, até o final de 2024, o autor já havia lançado cinco livros (se não me engano), dos quais possuo quatro e adorei todos. Suas histórias são ambientadas em um Rio de Janeiro distópico, cenário que enriquece a identidade de suas obras. Além disso, as capas, sempre ilustradas pelo próprio Vinícius, agregam ainda mais personalidade às publicações, criando uma espécie de série colecionável, devido as identidades visuais similares.

Aurora das Aberrações é o livro de estreia de Canabarro. É uma obra que invade a mente do leitor de várias formas. A sensibilidade do autor para compor textos que provocam, incomodam e fazem refletir é coisa rara. Aproveitei a releitura recente, para compartilhar aqui minha visão sobre este livro incrível.

Inspirado nas letras apocalípticas da banda Atomic Roar, da qual Canabarro faz parte, Aurora das Aberrações é uma narrativa com peso de heavy metal. A trama acontece em um Rio de Janeiro envolto por uma névoa misteriosa, mutações e opressões. O autor explora temas como preconceito, divisões sociais e fragilidade humana com fluidez e intensidade, criando uma crítica profunda ao Brasil contemporâneo.

Personagens anônimos, como "o Rapaz da CEDAE", "a Psicóloga" e "o Traficante", reforçam o impacto universal das questões abordadas, enquanto o cenário de mutações e exclusão social convida à reflexão sobre empatia e humanidade. Para os fãs de distopias, esta é uma leitura tão obrigatória quanto surpreendente, carregada de energia e emoção. Uma obra que consolida Vinícius como um grande nome da literatura brasileira contemporânea que precisa ser lido.


Resenha por Alexandre Chakal

Nenhum comentário:

Postar um comentário