O treinamento é estruturado no formato de um treinamento de três meses, concebido por meio das contribuições de mulheres profissionais atuantes no mercado da música, que ministrarão aulas remotas para artistas mulheres iniciantes em suas carreiras musicais.
Relevância
A desigualdade de oportunidades em função de relações de gênero injustas é uma realidade no mercado musical de diversas partes do globo. No Brasil, uma pesquisa realizada com mulheres atuantes no mercado da música pela DATA SIM (2020)[1], constatou que a falta de equidade de gênero tem impacto muito negativo sobre a carreira neste mercado: 61,7% das mulheres entrevistadas afirmam como negativa ou muito negativa a desproporção de homens e mulheres no ambiente de trabalho; 64,9% avaliam como negativa ou muito negativa a desproporção de homens e mulheres em cargos de liderança e 67,1% avaliam como negativa ou muito negativa a desproporção de remuneração entre homens e mulheres.
Diante de tal cenário, mostram-se urgentes intervenções que possam contribuir para o protagonismo de mulheres artistas no mercado musical, a fim de superar as desigualdades estruturais criadas por uma rede de relações de poder injustas. Uma das intervenções necessárias é a capacitação de mulheres que iniciam suas carreiras musicais, de foram que elas possam traçar suas trajetórias artísticas de maneira assertiva. Portanto, a TREINAM nasce com este intuito, de promoção de capacitação, treinamento e construção de conhecimento para a autonomia e protagonismo de mulheres artistas.
Estrutura da TREINAM
O treinamento tem a duração de três meses, com duas aulas com duração de 60 minutos por semana. A metodologia é de ensino remoto, com exposições, debates e fornecimento de material de leitura de suporte.
Os conteúdos giram em torno de oito pilares: 1. Percebendo o presente; 2. Por dentro do mercado da música; 3. Mercado da música versus pandemia; 4. Você como marca: personal branding; 5. Gerenciamento de carreira; 6. Educação Financeira; 7. Propriedade intelectual e direitos autorais; 8. Olhando para o futuro.
A ideia é abordar os vários aspectos da carreira artística, oferecendo conhecimentos, ferramentas e instrumentalizando mulheres para que possam construir e gerenciar suas trajetórias.
Quem faz parte da TREINAM
A equipe TREINAM é constituída por:
● Julie Sousa: Baterista, professora de bateria, podcaster, produtora e idealizadora da Hi Hat Girls, oficina de bateria para meninas e mulheres. Condecorada com o Diploma Heloneida Studart de Cultura, da ALERJ.
● Nathalia Moura: Publicitária com MBA em Gestão Empresarial e Estratégia, atua no mercado de Instrumentos Musicais há 10 anos com foco em marketing e mídias sociais. Nath é também a idealizadora do Guia de Bateras.
● Izabel Muratt: Mestre em empreendedorismo cultural e criativo pela Goldsmiths University em Londres, é produtora artística, de estrada e curadora musical.
● Aryane Sanchéz: Especialista em Gestão de Políticas Culturais, produtora cultural e profissional de Marketing. Criadora e curadora do Fórum de Produtores Culturais.
● Isis Correia: Jornalista e co-fundadora da Agência 1a1, especializada em divulgação para o mercado da música, bandas e artistas.
● Natália de Lima: Relações Públicas, especialista em planejamento estratégico digital para o segmento de música.
● Gracielle Fonseca: Jornalista, mestre em Linguística/Análise Crítica do Discurso, autora do documentário Mulheres no Metal, co-autora do documentário Ruído das Minas, co-fundadora do site Festivalando e coordenadora de projetos sociais no terceiro setor.
● Adrienne Reys: Musicista, artista gráfica e designer, pós-graduanda em Teoria, História e Prática de Rock. Fundadora da Design per Music, estúdio digital de design gráfico para músicos, bandas e negócios da música,
Oportunidade: Apoie a TREINAM
Sua marca e empreendimento podem fazer parte da rede de apoiadores e financiadores da TREINAM. Por meio dessa parceria, oferecemos a oportunidade relacionamento e posicionamento como iniciativa de afinidade e responsabilidade social na promoção da equidade de gênero no mercado artístico musical.
As contrapartidas poderão ser negociadas caso a caso, havendo a contrapartida imediata de exposição de marca nas ações da TREINAM, bem como ampla divulgação da parceria.
[1] Pesquisa Data SIM - Mulheres na Indústria da Música no Brasil: Obstáculos,
Oportunidades e Perspectivas - 2020
Fonte
Diy Soma Press
diysomapress@gmail.com
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