Metal Reunion Zine

Blogzine fundado em 2008. Reúne notícias referentes a bandas, artistas, eventos, produções, publicações virtuais e impressas, protestos, filmes/documentários, fotografia, artes plásticas e quadrinhos independentes/underground ligados de alguma forma a vertentes da cultura Rock'n'Roll e Heavy Metal do Brasil e também de alguns países que possuem parceiros de distribuição do selo Music Reunion Prod's and Distro e sua divisão Metal Reunion Records.



sábado, 31 de dezembro de 2011

Discharge Tributo - Coletânea - Resenha CD.

Coletânea (V/A)
“Discharge Tributo”
Massive Records/Ultraviolence/Moribundo Records & Outras – Nac.

Cada vez mais tenho certeza que são as iniciativas ‘do it yourself’ que ‘movem’ o Underground brasileiro, independentemente do segmento de atuação daqueles que se envolvem em certas empreitadas ou mesmo suas preferências por determinadas manifestações culturais. Historicamente, seja na música ou na vida, quando grupos/pessoas com objetivos similares se unem de forma séria para produzir algo com base naquilo que influencia de alguma forma suas motivações e ações o resultado só poderá ser, no mínimo, ótimo. Discharge Tributo, lançado em outrubro de 2011, foi idealizado por Fofão Discrust (Besthöven) lá do Distrito Federal, que objetivou fazer uma homenagem a lendária banda Discharge, reunindo bandas brasileiras atuantes dentro de subgêneros do Punk e do Metal, sua empreitada teve o apoio dos selos Underground: Two Beers or not Two Beers, Massive, Terrotten, Bombardeiro, Ultraviolence e Moribundo Records, que são de partes diferentes do país e isso com certeza ajudou muito na distribuição do álbum. ‘Catei’ o disco por um preço que achei simbólico (R$. 10,00) em um dos shows de lançamento do mesmo, que foram organizados por bandas/produtores cariocas.
Com base no histórico de ‘tributos’ produzidos de forma independente e de outros trabalhos de bandas Punk, Crust , D-beat, de nosso país que tive a oportunidade de escutar, sinceramente pensei que um lançamento em homenagem ao Discharge feito no Brasil seria uma tentativa tosca e feita nas cochas que poderia agradar pela tentativa das bandas executarem versões, mas não pela qualidade de gravação ou produção. E, pensando assim, eu me enganei completamente quando abri o artefato que comprei por mízeros R$ 10,00.
O disco é uma peça de colecionador, muito bem elaborada e produzida com grande envolvimento, tanto das bandas quanto dos selos responsáveis pelo lançamento. Trata-se de um CD oficial, em uma embalagem muito criativa, tipo digipack, toda em papel (demonstrando preocupação pelo meio ambiente), contendo um super pôster com fotos e informações de todas as 27 bandas envolvidas e, também, diversas fotos dos “Discharges” em ação. Como citei acima, são 27 bandas executando sons do Discharge, então comentar cada uma seria desnecessário. Vou fazer um ‘resumão’ aqui..
A ordem das músicas do tributo segue a ordem de lançamentos do Discharge, começando com “Fight Black”, que é a música do EP de estreia do grupo e ficou na responsabilidade do carioca Whipstriker, que apresenta uma versão cheia de energia, com uma gravação muito boa. Fiquei impressionado com as versões apresentadas pelos grinders do Subcut e também dos ‘old school metalers’ do Apokalyptic Raids. Ambas deram um ‘brilho’ especial para o lançamento. Outras bandas que curti muito foram: Death From Above, Disarm, Murro no Olho, Armagedom, Nuclear Frost, Final Trágico e o fechamento do tributo, que ficou a cargo do pessoal do Ação Direta.
Como todo lançamento que reúne muita gente, temos algumas músicas registradas de forma tosca, porém, de forma geral, as gravações apresentadas no disco ficaram muito acima da média. Se você curte Discharge, com certeza deve correr para ‘catar’ o seu CD do tributo.
Quanto aos responsáveis pelo lançamento, parabéns novamente e que venham mais iniciativas dessas.

Contatos:

Resenha por Chakal

Nenhum comentário:

Postar um comentário