quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

“AC Wild - Hereticvs - Bulldozer e Outras Heresias” (2025) - Editora Denfire - Resenha Livro

Livro: “AC Wild - Hereticvs - Bulldozer e Outras Heresias”

Lançamento: 2025

Editora: Denfire

Fiquei bastante instigado ao saber do lançamento brasileiro da autobiografia de AC Wild, uma das lendas do Metal mundial. Logo nas primeiras páginas, o leitor se depara com conteúdos que jamais um fã do Speed Metal profano e caótico do Bulldozer imaginaria. O livro está muito bem estruturado como uma autobiografia, trazendo descrições curtas desde a infância e o ensino fundamental do músico, passando pelas descobertas na adolescência e pelo período em que estudou teologia no seminário dos Frades Franciscanos Capuchinhos, onde chegou a cogitar seguir como sacerdote. No entanto, largou tudo, tornou-se ateu e acumulou experiência suficiente para ostentar o título de herege. Uma figura ímpar do Metal underground.

Tive a oportunidade de assistir ao Bulldozer duas vezes aqui no Brasil. A primeira foi em 2018, em Guarulhos, quando a banda fez sua única apresentação no país até então—e fiquei chocado com o público pequeno que compareceu. A segunda foi mais recente, em 2024, na capital paulista, onde, além dos italianos, pude assistir às lendas HeadHunter D.C. e Amen Corner.

Além de narrar a trajetória de AC Wild desde antes da formação do Bulldozer, o livro traz um vasto conteúdo visual, com fotos e registros antigos da banda italiana que ganhou notoriedade nos anos 80 por misturar Punk e Metal com letras provocativas. Sem dúvidas, considero o Motörhead italiano, porém com ainda mais velocidade e uma dose precisa de blasfêmia—elemento essencial ao estilo. AC Wild também viveu tragédias, como o suicídio do colega de banda Dario Carria, em 1988. O Bulldozer passou por algumas pausas na carreira, e AC Wild ainda atuou como DJ Sick, além de ter produzido um álbum de música clássica ao lado de ninguém menos que Dave Lombardo (ex-Slayer).

Apesar de curto—com apenas 120 páginas—o livro é um registro extremamente relevante para fãs da banda e curiosos que queiram ir além do som. A autobiografia foi originalmente lançada em 2014, na Itália, e traduzida para o inglês em 2023. Agora, finalmente chega ao Brasil em português, com uma tradução impecável da Editora Denfire, que vem fazendo história ao relançar livros de bandas lendárias do Heavy Metal mundial.

O material, que adquiri em janeiro, já está à venda no site da Denfire. O livro vem em formato A5, com páginas em papel couchê 115g full colour, e ainda acompanha adesivo, cartão postal e marcador de páginas exclusivos!

 Resenha por Alexandre Chakal – Fevereiro de 2025.

Originalmente publicada na página EM CARNE VIVA E CRUA 

https://www.instagram.com/p/DGiQ1r8RqHQ/?igsh=dzA4a21paXdxNnll 

Nota: Resenha mais completa do que na página de Instagram,  que possui limitacão de caracteres para postagens no Feed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário