sexta-feira, 13 de outubro de 2017

CRUST DAS MINAS: 13 bandas nacionais com mulheres na formação

O crust é um gênero que está associado diretamente à luta anticapitalista e antifascista. Em crossovers com outros estilos como hardcore, grindcore ou mesmo o clássico punk, mas sempre com o d-beat que tanto amamos, no Brasil encontramos várias bandas sensacionais no estilo e com mulheres na formação. Como sempre nos pedem indicações específicas de alguns estilos, eventualmente vamos publicar indicações aqui em nosso blog. Hoje, listamos algumas que já publicamos em nossa página e que você precisa conhecer!
1- RÄIVÄ – CRUST FEMINISTA
Oriunda de Maceió (AL), a RÄIVÄ é formada por Hew Barreto (voz), Fralda Wss (baixo), Julie Moura (guitarra) e Gabriela Santos (bateria). Elas possuem lançado o EP “Não precisamos da sua aprovação”, que possuem letras diretas que abordam as urgências da causa das mulheres e com um som cru e vocal berrado.



Links relacionados:
2 – MANGER CADAVRE? – HARDCORE CRUST ANTIFA
Com um dos vocais femininos mais avassaladores do hardcore/crust do Brasil, o Manger Cadavre? é uma banda da região do Vale do Paraíba (SP), que possui temáticas bem definidas: anticapitalismo, antifascismo e resistência. Formado por Nata de Lima (vocais), Marcelo Augusto (guitarra), Marcelo Kruszynsk (bateria) e Jonas Godói (baixo), estão em atividade desde 2011.

Links relacionados:

3- NUCLËAR FRÖST – POWER CRUST D-BEAT 
Nuclëar Fröst é uma banda paulistana de crust d-beat liderada pela Gaby Gomes, além de Nilson, Ton e Fejão. A banda se formou em 2006 e possui uma vasta quantidade de lançamentos entre albuns, eps e splits, além de ter tocado por todo o Brasil e realizado tour na Europa. Gaby, que possui um vocal gutural extremamente potente, é outro dos grandes nomes de vocalistas de música extrema nacional.
Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/Nuclëar-Fröst-198865310152424/

4- RASTILHO – CRUST PUNK DE PESO
Rastilho é uma nova banda de crust punk de São Paulo, que conta com Elaine Campos, Kiko, Luis, Marcelo Papa e Cuca. Eles acabaram de gravar seu primeiro trabalho e em breve estará disponível para streaming, no entanto vocês podem conferir todo o seu peso em vídeos das apresentações da banda em shows. Elaine, que foi a frontwoman da banda Abuso Sonoro, trás novas características a seu vocal nesse novo projeto.
Links relacionados:
Bandcamphttps://rastilhocrust.bandcamp.com/

5- KLITORES KAOS – CRUST ANTIFASCISTA
Composta por Grace, Monise, Tainah e Deby, a Klitores Kaos, que é de Belém (Pará) tem a luta de classes como base, abordando o feminismo e o anticapitalismo em suas letras. O quarteto está na ativa desde 2015, houve uma mudança na formação, no entanto, a banda segue com o som pesado e cru, e vocal berrado e cheio de ódio contra a elite burguesa e desigualdades sociais.
Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/klitoreskaos/

6- DARKSIDERS – DEATH BLACKNED CRUST
Darksiders é um power trio de crust antifascista de João Pessoa/PA, que possui a Thuany no vocal (berrado desesperadamente), além de Roninho e Paolo na formação. A banda possui apenas o EP “Câncer do Mundo” lançado, que está disponível para streaming no bandcamp. Atualmente a banda não está em atividade, mas nós esperamos ansiosamente por novos lançamentos.
Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/Darksiders-319798571448908/
Bandcamphttps://www.facebook.com/Darksiders-319798571448908/

7- WARKRUST – NEGATIVE CRUST
Com uma temática niilista, o Warkrust é uma banda de crust d-beat de Porto Alegre/RS e que conta com o vocal apocalíptico da Anne Crust, em atividade desde 2013. Também fazem parte da banda, Rodrigo, Ricardo e Matheus. Com uma sonoridade única, eles fazem um som pesado rápido e agressivo, com vocais ora rasgados ora guturais.
Links relacionados:

8- TRASSAS – CRUST CROSSOVER

O Trassas é uma das bandas de referência quando se trata de crust nacional. Em atividade continua desde 1999, conta com o vocal preciso de Priscila, além de Dio, Alexandre e Tony, que compõe o quarteto. Eles possuem três materiais lançados, além de participações em coletâneas. O som possui a base do crust clássico, além de detalhes que nos remetem a Ratos de Porão, Napalm Death, Agrotóxico, dentre outras.
Links relacionados: 
Facebookhttps://www.facebook.com/Trassas-219145788183556/
Youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCMkxwl8nZAB8Hb6JW-4RcvQ
9- MÁCULA – CRUST PUNK BLACK METAL
Uma das bandas mais diferentes e mais legais que tem o crust em sua raíz, é o Mácula. Eles são de Salvador/BA, e ativos desde 2010 com a Debbie comandando os graves do som. Com temáticas anarquistas e anticapitalistas, eles tecem críticas a realidade nacional, como podemos observar no single lançado esse ano entitulado “Nazifascismo tropical”. Com uma discografia de peso, é daquelas bandas que você quer deixar no repeat.
Links relacionados:
Facebookhttps://www.youtube.com/channel/UCMkxwl8nZAB8Hb6JW-4RcvQ
Bandcamphttps://macula.bandcamp.com/
10- NÉBULA – CRUST PUNK
Nébula é uma banda de punk/crust que possui a Laura como vocalista. Eles são de Sorocaba, e possuem uma demo e um EP lançados. Também são membros: Secão, Douglas e Grings. Infelizmente, a banda está em um hiato atualmente, mas esperamos por shows e lançamentos. Enquanto isso não acontece, você pode curtir o EP e a Demo que eles lançaram e estão disponíveis.
Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/nebulapunx/
Bandcamphttps://nebulapk.bandcamp.com/
11- NO REST – CRUST PUNK ANTICAPITALISTA
A indicação especial para os fãs de Detestation, Rudimentary Peni e Nausea: No Rest. Aline é a vocalista de uma banda de crust punk de Porto Alegre/RS, que começou em 1989, na época com o nome 666 que foi trocado em 1994 para No Rest. Eles começaram com um som pesado com influências de Heavy e Thrash Metal e foi incorporando a sonoridade punk com o tempo. A No Rest é conhecida pela forma incomum de fazer turnês de períodos longos percorrendo consideráveis distâncias, pela intensidade das apresentações ao vivo, pela sonoridade e pelas letras que incluem entre outros temas a luta pela libertação das mulheres. Parte da banda se encontra na Europa, no entanto, esse ano rolou uma tour pelo Rio Grande do Sul, na qual eles se apresentaram em 7 shows.
Links relacionados:
Sitehttps://norest.noblogs.org/
12- O CÚMPLICE – HARDCORE CRUST 
Karen Pellegrini é a responsável pelo baixo sujo e bem marcado do hardcore/crust paulistano feito pelo O Cúmplice. A banda possui 3 ótimos lançamentos (2 EP’s e 1 split) que estão disponíveis para streaming no bandcamp.  Trabalhos esses que possuem letras bem posicionadas, de certo modo niilistas, mas que também nos despertam para a reflexão crítica.
Links relacionados:
Facebookhttps://www.facebook.com/o.cumplice/
Bandcamphttps://ocumplice.bandcamp.com/
13- KLE-RAT – CRUST D-BEAT
Em Taubaté e Caçapava, cidades que ficam na região do Vale do Paraíba – interior de SP, encontramos a Kle-Rat que possui a Mariana Brandão no vocal. A banda se formou no final de 2016, faz um som simples, porém muito legal. Com influências de crust punk clássico e d-beat e dois vocais, sendo o da Mariana, gritado e cheio de personalidade.
Links relacionados:
Facebookhttps://www.youtube.com/watch?v=Q5CeuQQ_YDE
Youtubehttps://www.youtube.com/watch?v=Q5CeuQQ_YDE
Originalmente publicado em https://uniaodasmulheresdounderground.wordpress.com/2017/10/12/crust-das-minas-13-bandas-nacionais-com-mulheres-na-formacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário