A fim de retratar a cidade para o álbum que estava lançando na época, Jano criou um tratado antropológico com visual pop. Especializado em livros num certo formato - na Europa conhecidos como Cadernos de Viagem - o ilustrador visitou lugares fora dos cartões postais e deu sua visão peculiar sobre a cidade do Rio e seu povo, traçando um interessante paralelo com as antigas expedições européias ao exótico "Brasil-Colônia".
Influenciado pelos quadrinhos underground americanos e pelo rockabilly, Jano vale-se do artifício de antropomorfizar animais pra melhor definir tipos humanos em suas HQs. seu trabalho ainda hoje, é pouco conhecido no Brasil, tendo sido publicado na extinta revista Animal, além da graphic novel Wallaye, onde seus personagens Kubla e Kebra embarcam numa divertida aventura africana.
Dirigido a seis mãos por Anna Azevedo, Eduardo Souza Lima e Renata Baldi, o filme documenta não só a interação do artista com os "nativos" e suas paisagens, mas também o processo de elaboração das pranchas que compõem o livro que dá título ao filme.
Conta com animações produzidas pela
Toscografics, do também cartunista Allan Sieber (que também colaborou em O homem que copiava) e a direção de fotografia é de Mário Carneiro.
Toscografics, do também cartunista Allan Sieber (que também colaborou em O homem que copiava) e a direção de fotografia é de Mário Carneiro.
O documentário contou com as participações de Paulo Coelho (que apresenta Copacabana ao francês), Zuenir Ventura, que acompanha Jano à Vigário Geral, João Máximo, em Vila Isabel e Jerry Robinson — desenhista da época de ouro do Batman e criador do Coringa —
Jano é reconhecido pelo seu traço inconfundível, no qual pessoas são retratadas com rostos de animais. Os subúrbios são locações preferenciais do artista, cujo foco se concentra nas situações e nas personagens, não nas paisagens. Suas andanças pelo Rio, sempre acompanhadas pela equipe do documentário, renderam imagens nos bairros de Madureira (onde ficou admirado com as manequins popozudas: na França, os manequins das lojas são retos, afirmou), Ilha de Paquetá, Barra de
Guaratiba, Santa Tereza, Centro da Cidade, um pagode em Realengo, orla e Maracanã. No clássico Fla X Flu , Jano encantou-se com a torcida do Flamengo, retratada em seu bloco de desenhos com suas cornetas, bandeiras gigantescas e bolas de gás.
Guaratiba, Santa Tereza, Centro da Cidade, um pagode em Realengo, orla e Maracanã. No clássico Fla X Flu , Jano encantou-se com a torcida do Flamengo, retratada em seu bloco de desenhos com suas cornetas, bandeiras gigantescas e bolas de gás.
O documentário Rio de Jano foi concretizado/lançado no ano de 2003 e contou
com o apoio cultural do Consulado Francês do Rio.
com o apoio cultural do Consulado Francês do Rio.
ilustrações de Jano
Pesquisas por Mauricio Porão
Fonte
http://faith-on.blogspot.com.br/2014/03/cine-noia-o-rio-de-jano.html